Exercícios sobre solo, queimadas, desmatamento e erosão 6º ano ensino fundamental ciências.

1) Faculdade Trevisan/Adaptada) O desmatamento pode trazer diversas consequências para a sociedade e ambiente, EXCETO:

A) Aumento do processo de erosão dos solos.
B) Modificações climáticas com elevação da temperatura.
C) Provocar a desertificação em extensas áreas.
D) Diminuição do processo de erosão dos solos.
Resposta abaixo

2) UFPR LITORAL-2007) - A erosão das partículas superficiais do solo pela água ou pelo vento é um fenômeno natural, embora seja influenciado pelas atividades humanas. Sobre o tema, considere as
seguintes afirmativas:
1. Algumas atividades tradicionais no manejo da terra colocam em risco as áreas agrícolas nos aspectos
relativos à perda de nutrientes e de matéria orgânica dos solos.
2. A erosão dos solos altera a sua textura, estrutura e queda na retenção de água.
3. O processo erosivo (erosão) diminui a produtividade da terra, o que leva a uma ampliação do uso de fertilizantes químicos.
4. A erosão natural, acelerada por processos de natureza humana, pode transformar completamente as
paisagens.
Assinale a alternativa correta.

A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
C) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
D) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Resposta abaixo

3) . Leia o texto e assinale a alternativa correta.
A produtividade está diretamente relacionada à fertilidade dos solos, que, por sua vez, depende de alguns fatores. Um dos principais fatores pode ser a:

A) textura.
B) matéria orgânica.
C) cor.
D) altitude.
Resposta abaixo

4) Faça a associação correta.
A) Apresenta pouca permeabilidade a água; é composto por cálcio, magnésio, potássio, ferro e alumínio.
B) Apresenta grande permeabilidade a água; é pobre em nutrientes e rico em grãos de quartzo.
C) Apresenta média permeabilidade a água, quando comparado a outros tipos de solo. É rico em matéria orgânica.

( ) Solo arenoso
( ) Solo argiloso
( ) Solo humífero
Resposta abaixo

5) Leia o texto.
A adubação é uma prática que consiste no fornecimento de fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade. Um dos métodos utilizados é a chamada adubação verde.
Assinale a alternativa que melhor representa esse método.

A) Cultivar leguminosas e misturar parte delas ao solo.
B) Cultivar arroz e misturar suas raízes ao solo.
C) Adubar o solo com compostos minerais verdes.
D) Usar excrementos de aves marinhas para enriquecer o solo.
Resposta abaixo

6) Observe a figura e responda ao que se pede.


Por que as minhocas representam benefícios para o solo?

A) Porque elas realizam uma verdadeira compactação do solo, favorecendo a circulação de ar.
B) Porque seus túneis dão vida ao solo, tornando-o, moradia de vários outros animais.
C) Porque suas fezes contribuem para a formação de húmus, matéria orgânica importantíssima para a fertilidade do solo.
D) Porque podem ser vendidas para servirem de iscas nas pescarias.
Resposta abaixo

7) O solo pode ser compreendido como conseqüência do intemperismo, da decomposição dos vegetais e animais e do clima sobre a rocha matriz. Sem a presença de matéria orgânica, não há a formação de solo, tratando-se somente de minerais não consolidados, isto é, materiais inorgânicos. A alternativa que contém a matéria orgânica, encontrada no solo, ideal para a agricultura, é

A) argila
B) nitratos
C) húmus
D) cal
Resposta abaixo

8) É comum na agricultura a adição de húmus a um solo pouco produtivo, uma vez que esse composto traz muitos benefícios, tais como: retém a umidade do solo por mais tempo, funciona como reservatório fixo de nitrogênio, promover a liberação de nutrientes lentamente, além de impedir a compactação de solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos. O húmus é um componente do solo e é formado a partir da:

A) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo;
B) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas;
C) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha;
D) transformação dos minerais primários em minerais secundários;
Resposta abaixo

9) Na ilustração, vemos o solo depois de uma queimada.


Com as queimadas, muitos decompositores desaparecem e isso torna o solo cada vez mais pobre. Isso acontece porque:

A) os decompositores que desapareceram não podem devolver ao solo nutrientes importantes, para que as plantas cresçam e façam a fotossíntese.
B) as raízes das plantas são queimadas e isso impede que elas absorvam os nutrientes para a fotossíntese.
C) no solo encontramos os nutrientes que são necessários para que a planta faça a fotossíntese, e o fogo concentra mais nestes nutrientes.
D) não há nenhuma relação entre os decompositores, os nutrientes e a fotossíntese.
Resposta abaixo

10)  Técnica de combate à erosão que consiste na alternância do cultivo de vegetais no solo, chama-se:

A) curvas de nível
B) rotação de cultura
C) degraus
D) terraços
Resposta abaixo

11) As minhocas são boas para as plantas por que:

A) ajudam na aração do solo cavando túneis.
B) tornam o solo mais encharcado.
C) deixam o solo pobre em nutrientes.
D) retiram do solo sais minerais.
Resposta abaixo

12) Técnica de combate à erosão que consiste na alternância do cultivo de vegetais no solo, chama-se:

A) curvas de nível
B) rotação de cultura
C) degraus
D) terraços
Resposta abaixo

Gabarito
1. d
2. e
3. b
4. b, a, c
5. a
6. c
7. c
8. a
9. a
10. b
11. a
12. b

Nenhum comentário:

Postar um comentário